Therapeutic

Riding Lessons

  A equitação, para além de proporcionar momentos de muita diversão, tem inúmeros benefícios físicos, psicológicos e sociais que a diferenciam de outros desportos tradicionais:

  1. Melhora o equilíbrio, a coordenação motora e a postura corporal

  2. Desenvolve os cinco sentidos

  3. Melhora a condição física em geral e aumenta a rapidez dos reflexos

  4. Desenvolve a orientação espácio-temporal

  5. Melhora a auto-estima e a autoconfiança e ajuda a superar dificuldades

  6. Promove a consciência corporal e a autonomia e encoraja a tomada de decisão

  7. Facilita a aprendizagem

  8. Promove o relaxamento e a diminuição dos estados de stress pelo contacto com o cavalo

  9. Ajuda a estabelecer limites, a diminuir a agressividade e facilita a socialização

 

 A equitação terapêutica é uma abordagem terapêutica e educacional utilizada em crianças e adultos com uma grande variedade de deficiências físicas, cognitivas, emocionais e de desenvolvimento. Combina os conceitos base da equitação clássica com os fundamentos teóricos da reabilitação, contribuindo  para a melhoria  das capacidades físicas, emocionais, sociais, cognitivas, comportamentais e educacionais, bem como para uma atividade saudável e divertida.

 Os cavalos são extremamente sensíveis ao ambiente e capazes de reconhecer os sentimentos e intenções das pessoas. Essa capacidade é usada para desenvolver, aumentar e melhorar a comunicação e os relacionamentos interpessoais do praticante, que aprende comportamentos e maneiras apropriadas. Também contribui para construir relações com o cavalo e com outras pessoas trabalhando em equipa e assumindo responsabilidade pelo seu cavalo.

 O calor e o movimento tridimensional do cavalo (para cima e para baixo, para a esquerda e para a direita, para a frente e para trás) são transmitidos através do corpo do praticante, tornando-o mais relaxado e flexível, melhorando o equilíbrio, a mobilidade, a postura e a coordenação, fortalecendo os músculos, aumentando a circulação e a saúde em geral. Para os indivíduos com deficiência mental ou emocional, a relação única formada com o seu cavalo pode levar a maior confiança, paciência e auto-estima, bem como bem-estar emocional e relaxamento. O sentimento de independência encontrado a cavalo beneficia todos os praticantes.

 

 

 

 

Alter do Chão

 

Tel: +351 919 632 368

perfectmoments2014@gmail.com

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Pinterest Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2023 by Perfect Moments